fbpx

Brincadeira Sensorial no MG

Crianças aprendem melhor quando as informações são processadas por mais de um dos sentidos ao mesmo tempo. Prova disso é que as lembranças favoritas de infância frequentemente estão associadas a um aroma, som ou sabor… Quando sentimos um cheiro ou ouvimos uma música familiar, é como se aquela sensação nos transportasse de volta ao passado. O cérebro é capaz de recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.

O estímulo aos sentidos ajuda no desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional dos pequenos. Naturalmente nossa civilização é tão voltada para o audiovisual que quase deixamos de lado os outros sentidos, a visão e a audição são os sentidos mais estimulados! Desenvolver e estimular também os outros sentidos não é uma tarefa difícil, com um olhar diferente para materiais e objetos do dia-a-dia, é possível criar brincadeiras interessantes que estimulam mais o paladar, o olfato e o tato, chamando atenção sobre aromas, gostos, cheiros, temperaturas e texturas, conhecimentos que podem muito bem ser integrados ao que as crianças veem e ouvem, proporcionando uma experiência mais completa enriquecendo a capacidade de discriminação do cérebro.

Atividades sensoriais são simples de executar, crianças precisam de espaço para se movimentar e oportunidades de experimentar objetos sozinhas. Através dos jogos e brincadeiras a criança descobre o mundo, nós adultos devemos deixá-los livres para conhecer o que está no seu entorno, podemos ajudá-los oferecendo objetos corriqueiros criando interesse com brincadeiras inusitadas que estimulam a criatividade.

Para o adulto isso são somente verduras, mas para as crianças é uma oportunidade de conhecer e explorar algumas verduras. ​Essa atividade gerou várias descobertas, como, textura, temperatura, gosto, cheiro, foi uma bagunça gostosa oportunizando às crianças a descobrirem novas sensações.

[su_custom_gallery source=”media: 4042,4043,4044,4045,4046,4047″ limit=”80″ link=”lightbox” width=”250″ height=”150″ title=”never”]

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.