fbpx

Atividade para fazer em casa – G4

Ouvir e contar história

Momento da leitura literária

“A Ponte” de Eliandro Rocha, ilustrador Paulo Tomé e editora Callis, Quem tiver o livro leia em casa ou acompanhe o vídeo do link abaixo. Eliandro Rocha é escritor de livros infantis e é de Porto Alegre, iniciou seus trabalhos em uma biblioteca e criou varias historias que as crianças adoram. Depois confira dicas no tópico Ampliando saberes.

Após a história converse com seu filho:

  • O que achou da história? (Não vale dizer só legal, tem que dizer o porquê rs)
  • Que parte mais gostou?
  • O que você teria feito quando o coelho não ouviu mais barulho?
  • Como você acha que foi feita a ilustração desse livro? Como Paulo Tomé desenhou a história? Lápis de cor? Giz? Tinta? Colagem? Etc. 

Veja a resposta a essa pergunta no vídeo de Ampliando os saberes no final da atividade.

O que fazer?

Jogo da memória de frutas

Façam uma lista de frutas que vocês conhecem, no mínimo 10. O adulto escreve as frutas em uma folha com letra caixa alta duas vezes. Depois recortem as palavras e disponibilizem na mesa para jogar. Se possível a criança também pode recortar com a supervisão do adulto. 

Regras do jogo:

Cada jogador vira duas cartas na sua vez e se for igual fica com o par de cartas acumulando pontos se não for igual coloca a carta no mesmo lugar e virada pra baixo. Conforme os jogadores forem encontrando os pares façam o registro dos pontos em uma tabela, as crianças podem fazer esse registro com o auxilio de um adulto. Caso não saibam ainda escrever o nome de alguém ou o registro numérico escrevam o nome ou o número em uma folha a parte para ajudar a criança na escrita.

Sopa de nomes

  • Vamos escrever nomes de uma maneira diferente?
  • Que tal escrever os nomes utilizando outros materiais e enviar para sua família? 

Disponibilize feijão, macarrão, palitos ou massinha de modelar e pense em possibilidades de escrever os nomes da família e amigos com esses materiais. Utilizar escrita em formato letra bastão caixa alta (ABCD…). 

Se possível tire fotos de cada nome escrito com os materiais e envie para a família e amigos verem como ficou. 

Converse com seu filho em cada escolha de nome e escreva o nome em uma folha para ele construir a escrita com o material escolhido por vocês. 

Faça junto com ele se ele tiver dificuldade, mostre como montar as letras de cada nome utilizando o material escolhido por vocês.

Retome sempre com ele o nome da letra que esta fazendo: 

  • Que letra você esta fazendo?
  • Quais outros nomes tem essa letra? Perguntar novamente sobre outras letras. 
  • Qual letra tem no seu nome e no do papai? No seu e no da mamãe? Qual tem no seu e não no do papai? etc

Depois retome os nomes que foram escritos e anotados na folha, lendo para seu filho os nomes na lista. 

No final envie os nomes para a família e amigos e plante esse desafio para eles também. Será que eles conseguem?

Dica de possibilidade para escrever com os grãos, no exemplo do link foi utilizaram grãos de café:

https://www.istockphoto.com/br/foto/letras-do-alfabeto-e-n%C3%BAmeros-em-forma-usando-gr%C3%A3os-de-caf%C3%A9-isolados-no-fundo-branco-gm950213262-259358692

Ampliando saberes

Vocês conheceram a historia A Ponte de Eliandro Rocha, assista o video que ele fez no youtube dedicado a turma de uma escola e conheça um pouco mais sobre esse autor.

Na época que o vídeo foi gravado ele ainda não tinha publicado o livro “Escola de princesas recatadas” e nós temos ele na escola assim que voltarmos as aulas vamos ler em aula.

Você gosta de meleca?

  • Se sim que tal fazer uma massinha diferente? 

Se preparem para uma meleca divertida, abram o link:

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.