fbpx

Atividade para fazer em casa – G3

Ouvir e contar história

Momento da leitura: Animais de jardim.

Você já parou para observar como é dinâmica a vida em um jardim? Se pararmos por quinze minutos apenas para ficar só prestando atenção, vamos observar vários animais interagindo entre si e com o espaço físico. As minhocas, por exemplo, estão ali na maior tranquilidade, revirando a terra e arejando o solo, as borboletas e outros insetos, ajudando na polinização e colorindo o ambiente, e muitos outros animais que acabam compondo uma imagem realmente relaxante! Alguns desses animais têm um estilo de vida bem peculiar que vale à pena conhecer…

A joaninha , toda pintada, é personagem de muitas histórias mas ali no jardim ganha vida!

Na verdade, elas ajudam muito na cadeia alimentar e protegem o jardim, pois comem insetos nocivos às plantas, como os pulgões, chegando a comer 3.000 deles durante sua vida, que não é muito longa e dura, no máximo, 9 meses. 

De repente, você ouve um som contínuo, persistente… É o cricrilar do grilo… Isso mesmo, o som característico do grilo chama a atenção em qualquer lugar que você esteja. Outra característica desse inseto é a força nas patas traseiras que lhe permite dar saltos bem altos. Alimenta-se, basicamente, de folhas e grama. Por isso, quando chegam aos bandos nas plantações, fazem um grande estrago. A postura de ovos ocorre no outono e os novos grilinhos começam a aparecer na primavera. Graças à sua cor, que se confunde com a folhagem, consegue se esconder de seus predadores… Muito espertinho, não?

O que fazer?

Mundo natural

Objetivo: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivencias através da linguagem oral, identificar fontes de informações.

Materiais

  • A proposta é que a criança visite um jardim, caso não seja possível em casa ou no condomínio procure vídeos, fotos ou livros.

1° ação: Buscar por animais de diversos tamanhos e formas, se possível disponibilize uma lupa. Acompanhe todo o trajeto, mas deixe a criança protagonizar essa descoberta.

2° ação: Conversar sobre as características dos animais encontrados ou pesquisados.

Perguntas pertinentes:

  • Que animais é esse?
  • Qual a cor dele?
  • Será que ele voa?

3° ação: Use o desenho como forma de linguagem. 

Após retornar a casa, proponha um desenho de memória. Através da retomada verbal das características de casa animal a criança revisita sua vivência.

Obs. Estamos falando de crianças pequenas, então não se apeguem as formas convencionais nas representações feitas por eles.

Ampliando saberes

Retome a proposta

  • Volte ao jardim com uma máquina fotográfica, se possível permita que a criança faça fotos do que acha interessante e em casa converse sobre cada fotografia.

Sugestão de site

https://www.bing.com/videos/search?q=animais+de+jardim&&view=detail&mid=7BCC4974A37D800CA8247BCC4974A37D800CA824&&FORM=VRDGAR&ru=%2Fvideos%2Fsearch%3Fq%3Danimais%2Bde%2Bjardim%26FORM%3DHDRSC3

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.