fbpx

Atividade para fazer em casa – G2

Ouvir e contar histórias

Momento da leitura literária

O Caso do bolinho” Tatiana Belinky é jornalista, escritora, tradutora de russo, alemão, inglês e francês. Foi colaboradora regular dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde. Nasceu em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em 1919.

Em 1929, veio para o Brasil com os pais e dois irmãos menores. A família se fixou em São Paulo, onde Tatiana estudou, trabalhou, casou e teve dois filhos. Em 1948, junto com o marido, Júlio de Gouveia, começou a fazer teatro para crianças, escrevendo, adaptando e traduzindo os textos que o marido produzia e dirigia. Na antiga TV Tupi, manteve programas semanais de teleteatro ao vivo durante quatro anos, escrevendo roteiros ou adaptando obras da literatura nacional e internacional.

É de sua autoria a primeira grande série adaptada para a televisão de Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Desde 1985, publica seus próprios textos, pelos quais ganhou diversos prêmios.

As histórias podem ser contadas de vários jeitos  se vocês quiserem, podem ouvir essa história em forma de música! Vejam só

Após ouvir a contação da história do livro, converse com a criança sobre a obra:

  1. O bolinho escapou! Vamos lembrar por quais lugares o bolinho passou?
  2. Muitos personagens tentaram comer o bolinho, quais foram?
  3. O que a raposa fez de diferente que enganou o bolinho?

O que fazer?

Matemática: Organizando os brinquedos que eu mais gosto.

Objetivo: Recitar, contar e registrar através de brincadeiras.

Materiais:

  • Cesto ou balde;
  • Brinquedos preferidos;
  • Um papel para registrar as pontuações.

1° ação: Vamos brincar! Separe alguns brinquedos preferidos! ( pode ser de 15 a 20)

  • Organize três recipientes ( caixas ou cestos);
  • Separe os brinquedos preferidos.

2° ação: Conversar informalmente sobre os tamanhos, pequeno, médio e grande.

  • Famílias, a matemática está inserida em nosso cotidiano, por isso pensamos em atividades que vocês possam fazer em casa e aproveitar e otimizar o dia a dia de vocês. Não precisam dizer que é um momento de atividade, mas é a hora de cuidar e organizar os seus brinquedos preferidos. Descobrir qual tamanho e organizar é um grande desafio para crianças grandes e sabidas;
  • Quando eles separarem, provavelmente ele colocaram algum brinquedo em um lugar que vocês considerem errado. Nesse momento só peça que eles expliquem porque escolheram o lugar para aquele brinquedo;
  • Não existirá certo e errado.

3° ação: Agora que já separaram podem registrar quantos brinquedos tem em cada cesto ( pequeno, médio e grande).

  • Vocês podem registrar com eles, ou registrar antes e pedir ajuda. Eles ainda não sabem, registrar convencionalmente. Essa atividade é para que eles se habituem a necessidade de registros!

Boa sorte e divirtam-se!

Ampliando saberes

Seguem algumas sugestões de links para vocês:

Pintando o sete

Desafio para a família fazer bem juntinho.

Bolinho de Chuva

Ingredientes:

  •  1 ovo;
  •  2 xícaras de Farinha de trigo (280 gramas);
  •  2 colheres de sopa de Açúcar;
  •  1 xícara de leite morno;
  •  2 colheres de sopa de manteiga;
  •  1 colher de chá de Fermento em pó para bolo;
  •  Canela em pó e açúcar para polvilhar.

Passos a seguir para fazer esta receita:

  1. Para fazer esta receita de bolinho de chuva assado comece por colocar em uma tigela o açúcar, a manteiga e os ovos. Bata com uma batedeira até espumar, adicione o leite morno e volte a bater.
  2. Em seguida adicione a farinha peneirada e o fermento junto. Misture com a ajuda de uma colher ou de uma espátula até obter uma massa semelhante a massa de bolo.
  3. Unte uma forma de muffins ou de cupcakes e coloque nela porções da massa dos bolinhos de chuva, deixando um espaço até ao topo porque vai crescer. Leve ao forno a 180ºC por 20-30 minutos ou até os bolinhos dourarem. Dica: Polvilhe farinha nas mãos para a massa não grudar.
  4. Retire do forno e polvilhe a gosto com açúcar ou canela. O seu bolinho assado simples está pronto! Sirva ao lanche, acompanhado de, por exemplo, chá árabe e diga nos comentários o que você achou.

Se procura outras receitas de bolinhos doces experimente também preparar o bolinho de chuva com bananabroinha de leite em pó e bolinhos de iogurte e maçã. Bom apetite!

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.