fbpx

Pote da calma e Atividades

Pote da calma

Objetivo

Desenvolvimento da coordenação motora fina, estimula a concentração e a atenção seletiva, acalma.

O pote da calma é uma técnica criada por Maria Montessori, uma pedagoga e educadora, que também dedicou sua atenção e seus esforços a outros interesses. Seu principal objetivo foi criar um método que facilitasse o aprendizado das crianças de maneira divertida. Para alcançar esse objetivo, ela se focou em diferentes atividades que ajudassem as crianças a se relacionar com suas emoções.

O pote: O pote da calma surgiu como uma atividade sensorial que traz o foco para o momento presente. Nessas garrafas sensoriais, as cores e os movimentos dos materiais funcionam como estímulos para a visão das crianças.

Ao agitar o pote, o glitter e os materiais se movimentam de uma maneira que hipnotiza e, ao mesmo tempo, acalma. Prende a nossa atenção de tal maneira que nos faz esquecer tudo, deixa a nossa mente “em branco”.

Materiais:

  • 01 pote ou garrafa transparente de 600ml;
  • Água morna;
  • 01 gota de corante alimentar na cor que tiver;
  • 0Óleo vegetal;
  • 01 ou 2 colheres de sopa de cola glitter, ou glitter mesmo;
  • Se tiver: estrelinhas, lantejoulas, pompons de lã;
  • Algo para vedar a garrafa. Pode ser cola quente ou fita isolante, por exemplo.

1º ação: Encha dois terços da garrafa com a água morna e pingue a cola glitter.

2º ação: Misture bem e acrescente o corante, as lantejoulas e os pompons, depois despeje o óleo vegetal, mas sem encher a garrafa, deixe um espaço vazio na parte superior para poder agitar o conteúdo. Sele bem a tampa para não ter risco da criança abri-la.

Depois é só balançar e observar.

É possível fazer muitos potes com cores e efeitos variados. Veja algumas fotos para te inspirar:

O que fazer?

Caça ao tesouro com barbante

Objetivo

Trabalha a motricidade grossa e a motricidade fina, a agilidade, atenção, concentração, raciocínio lógico, e estratégia.

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com a criança que ela vai precisar encontrar alguma coisa em casa (o tesouro) e, para isso, precisar decifrar pistas.

Um adulto deve, anteriormente, espalhar as pistas anotadas em um papel, sendo que cada pista encontrada tenha uma pista para a próxima, sendo que a última delas leva ao tesouro.

Muita gente acha que só dá para brincar de Caça ao Tesouro quando as crianças são grandes. Só que não. Podemos utilizar um fio de barbante como trilha, olha só:

As crianças, vendadas, seguem o fio, encontram as pistas e executam as tarefas. Quem fizer tudo primeiro, ganha (mas funciona para uma criança só, também).

Dica: Decida a duração da brincadeira. Uma boa média: a paciência das crianças dura pelo dobro da idade delas em dicas. Apesar disso, qualquer um se cansará após 30 dicas, certo? O ideal é variar de cinco a 15 dicas, dependendo da distância entre elas.

O tesouro pode ser: biscoitos, bombons ou pequenos brinquedos. Boa diversão!

Ampliando saberes

Veja o vídeo que mostra a brincadeira na prática:

Atividades extras

Bexigas com objetos para sentir e adivinhar

Objetivo

Trabalha a coordenação motora fina, raciocínio, concentração, além da descoberta sensorial.

Os balões sensoriais são uma ferramenta muito útil para desenvolver sensibilidade tátil em crianças e familiarizá-las com as diferentes texturas.

A atividade também permite que as crianças canalizem suas emoções negativas, ajudando-as a gerenciá-las, tornando-as uma excelente ferramenta para crianças que sofrem de problemas de ansiedade e hiperatividade.

Enquanto a criança pressiona o balão, libera a tensão acumulada, de modo que raiva, ansiedade, frustração ou qualquer outra emoção negativa começa a diminuir.

Você vai precisar de bexigas e objetos diferentes como: farinha, pedrinhas, grãos, e até pequenos brinquedos, como carrinhos, bonequinhas…

Coloque os objetos dentro das bexigas e amarre bem. Se preferir, utilize um funil, se não tiver, pode usar o bico de uma garrafa pet cortada, conforme imagem de referência. As crianças podem ajudar a colocar os objetos dentro!

Quando terminar, peça para que ela adivinhe o que tem dentro!

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.