fbpx

Para o Papai e a Mamãe ler

Ouvir e contar história

Momento da leitura para os pais

É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 

  1. Conviver;
  2. Brincar;
  3. Participar;
  4. Explorar;
  5. Expressar;
  6. Conhecer-se.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.

O que fazer?

Experimento científico:

Objetivo:

O desenvolvimento infantil, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, levantamento de hipótese, raciocínio lógico, procedimento de iniciação cientifica afetiva e social.

Materiais:  Ingredientes da tinta relevo

  • 01 colher de sopa de farinha de trigo com fermento;
  • 01 colher de sopa de sal;
  • Água o quanto baste para diluir o trigo e sal;
  • Corante alimentício nas cores que mais gostar.

1° ação: organizar o plano os materiais e estipular a ordem de execução do trajeto verbalmente junto a criança.

Dizer quais são os ingredientes e qual a proposta para construção.

2° ação: Você vai precisar de papel com gramaturas maiores, ou seja, mais grossos, tais como cartolina, papelão ou papel cartão. Corte o papel para que ele caiba no micro-ondas, ou em cima de uma forma metálica no forno. O primeiro passo é misturar o trigo com fermento (se não encontrar a mistura pronta, utilize 1 colher de sopa de trigo e 1 colher de café de fermento) e o sal.

3° ação: divirta-se desenhando e recriando formas, ilustrações, escritas ou paisagens quantas vezes quiser. Permita que a criança explore os movimentos e a imaginação. Desenhe e pinte com a ajuda de um pincel ou outro material de sua preferência. Quando a pintura estiver pronta, basta levar ao micro-ondas, em potência alta, entre 10 e 30 segundos. Se preferir, leve ao forno médio preaquecido por 3 minutos. Se o relevo não surgir, volte ao micro-ondas ou forno por mais alguns instantes.

Ampliando saberes

Retome a proposta:

  1. O que achou mais difícil?
  2. Você se divertiu?

Atividades extras

Receita caseira de tinta relevo:

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.