fbpx

Livros: “Até as princesas soltam Pum” e Atividades

Ouvir e contar histórias

Momento da leitura literária

Até as princesas soltam Pum.

Ilan Brenman. Ilan Brenman é considerado um dos mais importante autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. … Além de suas criações literárias, ao longo de 20 anos, Ilan montou um acervo de cerca de quatro mil livros infantis em sua casa.

Após ouvir a contação da história do livro, converse com a criança sobre a obra:

  1. Um amigo incomodou Laura, falando que as princesas soltavam pum. Laura achava que elas soltavam pum?
  2. Por que ela ficou na dúvida?
  3. Onde seu pai a levou para procurar essa informação?

O que fazer?

Artes

Leonardo da Vinci

Um dos auto-retratos mais famosos do mundo tem cerca de 500 anos e raras vezes tem sido oferecido aos olhares do mundo. A Biblioteca Real de Turim é a detentora do desenho a sanguínea – uma espécie de giz vermelho – em que o próprio Leonardo Da Vinci passou para o papel os traços do seu rosto. E tem-o fechado a sete chaves numa sala subterrânea que pretende evitar danos maiores, causados pela inexorável passagem do tempo.

O Léo da Vinci fez um autoretrato. Um autorretrato é se desenhar. Que tal pegar um espelho e se arriscar?

Ampliando saberes

Tour pela Itália

https://artsandculture.google.com/project/the-grand-tour-of-italy

Atividades extras

Desafio para a família fazer bem juntinho: Monstrinhos para fazer em casa

Brincar com bonecos faz parte da infância de qualquer criança, independente de gêneros. E criar os próprios bonecos ensina a criança a manejar materiais e a dar forma à imaginação. Além disso, se os bonequinhos ainda forem sensoriais, todo o processo auxilia na motricidade.

Então, que tal ensinar as crianças a fazer bonequinhos sensoriais apenas com bexiga e farinha? Além de ser fácil e o resultado ficar muito fofo, eles podem ser usados para a estimulação tátil, como também para a percepção visual de cores, formas, tamanho e peso.

Para fazer, basta encher uma garrafa pet de 500 ml até a metade com farinha. Depois, é só encher a bexiga e segurar sua boca com um prendedor, por exemplo, para que o ar não saia. Aí, é só colocar a farinha dentro da bexiga (prenda-a na boca da garrafa e despeje o conteúdo) e fazer um nó. Para dar forma ao boneco, cole olhos divertidos (feitos com papel ou canetinha) e amarre pedaços de lã para fazer o cabelo. Pronto: agora é só brincar!

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.