fbpx

Livro “Uma amizade pintada de Urucum, Forca e Circuito de almofadas

Ouvir e contar histórias

Momento de leitura literária

“Uma amizade pintada de urucum” de Marcelo Aouila, ilustrações de Claudio Duarte e editora: Flores Ilimitadas.

Após a história converse com seu filho:

  1. O que achou da história?
  2. Porque a Maria Joaquina pintou o rosto com urucum na festa?
  3. O que é urucum? Você conhece outras formas de fazer tintas caseiras?

Converse mais sobre assuntos relacionados que surgirem, se quiserem façam tintas caseiras e depois faça pinturas em casa.

Veja as orientações do vídeo:

O que fazer?

Vocês sabem brincar de forca?

Escolher uma palavra para cada jogada, marcar com tracinhos a quantidade de letras que tem na palavra e o outro jogador escolhe letras para formar a palavra tentando adivinhar que palavra é.

Se a palavra não possuir a letra em questão colocamos uma parte do corpo na forca e anotamos ao lado as letras citadas que não fazem parte da palavra. O ideal é que o adulto faça o papel de decidir a palavra e preparar a partida ou se tiver mais participantes, um adulto pode ajudar a criança a comandar a forca falando quantos tracinhos tem que desenhar e apontando em que tracinho colocar as letras acertadas.

Nesse cenário perguntar para a criança:

  • Você acha que tem a letra B?

Depois confirmar se tem ou não e se tiver, orientar onde escrever a letra.

Caso a criança não lembre como se escreve a letra em questão escreva em uma folha a parte para ajuda-la. Não esqueçam de marcar os pontos da partida em uma tabela.

Circuito de Almofadas

Preparar o espaço com materiais diversificados e disponíveis em casa como almofadas, colchonetes, cadeiras em sequencia, vassouras e baldes entre outros. O objetivo é sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, etc.

Exemplo de possibilidade: Passar por baixo das cadeiras em fileira ou em zigue-zague, pegar bola ou peça de brinquedo com colher grande ou um pegador de macarrão de dentro de um pote e levar até o outro pote tendo travesseiros no meio do caminho como obstáculo para pular ou só subir e descer. Rastejar por baixo de barbantes enrolados entre as pernas das cadeiras no corredor. Escrever números no chão com fita crepe e indicar os caminhos do percurso. Use a imaginação crie o seu circuito.

Seguem alguns links para possíveis ideias:

🔈🔉🔊 Oi todo mundo!!!HOJE É DIA DE COMPARTILHAR IDEIAS!!!!Mais uma atividade psicomotora para trabalhar no infantil!!! É uma atividade muito simples de montar. Coloque no seu planejamento como desejar, é possível trabalhar diferentes coisas. E para essa atividade você vai precisar de: ✔ Copo descartável✔ Balão ou bolinhas de plástico✔ Caixas de leite cobertas com papel colorido (para os obstáculos) ✔ MúsicaVídeo e ideia vieram do Instagram 🌸@okuloncesi_besteogretmen 🌸

Publicado por Atividades Educacionais em Quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

🔈🔊🔉Oiii todo mundo!!Terça-feira chegou, janeiro indo embora e as aulas voltando!! E o nosso compartilhando ideias de hoje tem uma atividade super legal para o infantil! Psicomotricidade + números + letras O vídeo é apenas uma ideia, pode usar as letras que estiver trabalhando ou as vogais. Nas bolinhas tem as letras. Vamos usar a criatividade e bom planejamento! Ideia e vídeo do Instagram 🌸 @evenokula 🌸

Publicado por Atividades Educacionais em Terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.