fbpx

Livro: “Escola de Princesas recatadas” e Atividades

Ouvir e contar histórias

Momento da leitura literária

“Escola de princesas recatadas” de Eliandro Rocha, ilustrador: Thiago Lopes e editora Callis. Eliandro escreveu livros contando historias de princesas e príncipes, mas não são as historias comuns que conhecemos, nas suas historias os príncipes e princesas desejam mudar os padrões de realeza e fazer os próprios planos para suas vidas. Conheça essa história inspiradora.

Após a história converse com seu filho:

  • O que achou da história? (Não vale dizer só legal, tem que dizer o porquê)
  • A princesa gostou de ir para a escola de princesas recatadas?
  • O que ela fez quando voltou para casa?
  • Quem era Valentim?

O que fazer?

Jogo da velha

Vocês conhecem o jogo da velha? #

O jogo será de uma contra um. Desenhe duas linhas horizontais e duas linhas verticais que se cruzem como uma cruz (#).

O objetivo é completar uma linha horizontal ou vertical ou diagonal com uma letra só. No jogo original usamos como símbolos X e O (bola), mas dessa vez vamos fazer com letras.

Cada jogador escolhe uma letra diferente para cada partida e escreve a letra dentro dos espaços do jogo da velha um jogador de cada vez. Marque os pontos das partidas, vocês podem marcar os pontos desenhando um palitinho para cada partida ganha e no final contar quantos palitinhos/pontos cada participante fez.

Corrida de Tapetes:

Arrumem um espacinho em casa, afastem o sofá, tapete, cadeiras ou aproveite um corredor e vamos fazer um novo tipo de corrida. Chame alguém para competir com você.

Providencie tapete do tipo capacho, de banheiro, de cozinha ou outro que possa substituir, também podem usar jornal, folha de revista velha, etc. Cada participante vai precisar de dois “tapetes” para brincar.

Especifique uma linha de largada e uma linha de chegada para alcançar o “premio”. Imaginem que estão andando em uma casa em cima de um vulcão, o chão está muito quente e precisam alcançar o outro lado sem encostar no chão.

Mova os tapetes, pise em um e coloque o outro ne frente, depois pise no da frente e mova o de trás para frente e assim por diante.

Quem conseguira chegar primeiro ao final?

Ampliando saberes

Construa o seu castelo em casa

Como vimos na história, a princesa Sofia quer construir castelos, que tal fazer que nem ela e montar um castelo com legos ou blocos de engenheiro?

No vídeo a baixo temos uma ideia de construção para vocês. Vejam e tendem em casa.

Depois mandem uma foto do seu castelo para a escola.

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.