fbpx

Brincadeiras e Atividades

O que fazer?

A técnica da tartaruga

Objetivo: Estimular o autocontrole nas crianças.

A técnica da tartaruga é um instrumento que ajuda as crianças a controlar suas emoções e contribui para a educação social dos pequenos. A falta de autocontrole nas crianças geralmente se manifesta como um típico “acesso de raiva”, também conhecida como “birra”. Elas começam a chorar e a gritar descontroladas, às vezes, os pais cedem e os pequenos conquistam seus objetivos. A técnica da tartaruga evita que isso aconteça.

Como fazer a técnica da tartaruga?

Com os joelhos no chão, deitas sobre as pernas e encostar a cabeça no chão, em posição fetal. É também um asana, conhecido na prática do Yoga como “posição da criança”. Quando a criança estiver dentro do “casco”, deve inspirar e expirar profundamente. Isso ajudará a relaxar os músculos e aliviar a tensão que acompanha a raiva.

  • Procurar soluções

A criança deve pensar no que vai fazer quando sair da posição,“casco”. Trata-se de pensar em soluções possíveis para resolver o problema. É positivo propor ideias ou sugestões para que a criança encontre sozinha a solução.

  • Sair da posição da tartaruga

Quando a criança já souber como vai lidar com a situação, é hora de sair do “casco”. Ela deve sair da postura para começar sua estratégia de resolução.

Ao final, vai entender que isso é mais eficaz do que fazer birra. É necessário praticar várias vezes até que a criança interiorize a prática

Passo a passo para orientar a criança

1°ação: Identifique/perceba o porque você se sente irritado.

2° ação: Pense em “Pare” para si mesmo.

3°ação: Entre no seu “casco” e faça três respirações profundas. Pense em situações, como: “posso me acalmar”, “estou bem”, “posso pensar em soluções para o meu problema”, “sou bom em resolver problemas”. As crianças também podem pensar em relaxar seu corpo ou uma parte do corpo de cada vez.

4°ação: Saia do seu casco quando estiver calmo e pronto para pensar em soluções para o problema.

Os benefícios da técnica da tartaruga:

  • Desenvolvimento da autonomia

Se a criança se sente no controle de suas emoções, também terá mais controle sobre seu comportamento. Isso gera maior autonomia e segurança em si mesma.

  • Aprende a confiar na razão

A criança entenderá aos poucos que sempre é melhor pensar antes de agir. Perceberá que suas ações são mais eficazes. Isso a ajudará muito na vida adulta.

  • Diminui a ansiedade

Se a criança sente que tem mais controle sobre si mesma, também se sentirá mais segura. Ao desenvolver condutas mais objetivas, também terá relações menos conflituosas.

  • Aumenta a autoestima

A técnica da tartaruga permite que a criança tenha uma opinião mais positiva sobre si mesma. O que provocará um aumento em sua autoestima.

  • Aumenta a responsabilidade

Ela avalia e decide qual é a solução. Isso a ajudará a entender que é responsável pelos seus atos.

Ouvir histórias

O conto da Tartaruga

A técnica da tartaruga que acabamos de ver é baseada na história da “Tartaruga Manuelita”.

Trata-se da história de uma pequena tartaruga que se irritava por tudo e que perdia o controle com grande facilidade. Um dia, depois de se sentir sozinha e isolada, ela se encontra com uma sábia tartaruga que lhe dá uma dica para se controlar quando estiver com raiva: entrar em sua carapaça, contar até se acalmar, frear seus pensamentos e relaxar.

Vamos conhecer essa história?

Esta é a história de uma pequena tartaruga que gostava de ficar sozinha e não tinha amigos. Ela também gostava de assistir a televisão. Ela não gostava muito da escola…

Um dia, na escola, um colega pegou o lápis da tartaruguinha sem pedir, então, sem falar nada, a tartaruguinha bateu nesse coleguinha!

Os colegas não gostaram nada do que ela fez e ninguém mais falava com ela…E ainda, ela levou uma bronca da professora, pois ninguém sabia o porque ela tinha batido no coleguinha. A pequena tartaruga estava muito chateada. Ficou triste porque ela não conseguia se expressar e se controlar… Não sabia como resolver os problemas. Um dia, ela conheceu uma velha tartaruga sábia que tinha trezentos anos e morava do outro lado da cidade. Então ela perguntou a velha tartaruga: “O que eu posso fazer? Eu não gosto de escola! Não consigo me comportar bem, brigo com meus amiguinhos… “

Então a velha tartaruga respondeu: “A solução para esse problema está em você. Quando você se sentir muito chateada ou com raiva e você não conseguir se controlar, entre dentro do seu casco. Lá você pode se acalmar. Quando me escondo dentro do meu casco, faço três coisas. Na primeira digo para mim mesma- Pare – depois, respiro fundo três ou mais vezes, e finalmente me pergunto: Qual é o problema?; e tento resolver!” As duas praticaram juntas várias vezes até que a nossa tartaruga disse que estava ansiosa para voltar às aulas para testar os conselhos da velha tartaruga!

No dia seguinte, a tartaruguinha estava na sala de aula quando outro colegacomeçou a incomodá-la e, ela começou a sentir a onda de raiva dentro dela, suas mãos estavam começando a esquentar e com o coraçãozinho acelerado, então ela lembrou o que a velha tartaruga lhe ensinou: se retirou para dentro do casco, onde ficaria mais calma, respirou fundo várias vezes e concluiu: “Não há motivo para me chatear! Posso falar para ele o que está me incomodando e resolver sem brigar!” Quando saiu do seu casco, viu que sua professora estavasorrindo orgulhosa para ela.

Nossa tartaruga começou a praticar a respiração funda sempre!

Às vezes, ela sabia que tinha motivos para ficar brava, e tudo bem, porque ela respirava e conversava com quem a chateou e agora sempre resolvia seus problemas. A tartaruguinha aprendeu a se controlar, adora ir à escola e tem muitos amigos.

Artes

Tartaruga de material reciclável

Objetivo

Ativar a criatividade, a percepção, a coordenação motora ampla (cognitivas e visuais).

Material

  • 01 garrafa pet;
  • Tesoura;
  • Barbante;
  • Pedaço de papelão ou E.V.A (quadrado de + ou – 20x20cm)
  • Caneta permanente preta;
  • Molde de tartaruga.

Como fazer:

Corte o fundo da garrafa pet, conforme imagem de referência; Com o papelão ou E.VA. de base, contorne a parte que você cortou do fundo da garrafa e desenhe em volta a cabeça, as 4 patas e o rabinho da tartaruga, conforme imagem. Corte com a tesoura.

Passe o barbante envolvendo a garrafa e o papelão (ou E.V.A). Pode passar fita adesiva na parte de baixo para fixar. Ou se tiver, cola quente.

Peça à criança que desenhe os olhos, as patas e aboca da tartaruga com a caneta permanente. Ela também pode desenhar no casco, como quiser

Fica bem divertido também, fazer um pequeno rasgo no EVA ou papelão e transformar a tartaruga em um cofrinho ou porta treco!

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.