fbpx
Por que trabalhamos coleção aqui na escola da turma?
1 de julho de 2019

Estudos de comportamento comprovam: crianças têm ou mantém uma coleção como passa tempo, são mais organizadas, disciplinadas, responsáveis, mais curiosas, dotadas de maior auto estima. Valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios  e são de longe, mais confiantes que as demais que não cultivam este hábito.

O hábito de colecionar algo dá as crianças oportunidade de criar algo totalmente alinhado ao seu perfil e suas preferências, que ainda será compartilhado com os outros alunos. Também facilita o convívio social. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua coleção, abrindo assim a suas mentes para outras experiências e descobertas.

Com a coleção podemos também trabalhar e desenvolver de forma lúdica, habilidades matemáticas fundamentais na escola desde a educação infantil, por meio de diferentes situações problema. Assim, as crianças constroem noções numéricas, quantidades e grandezas e seriações por diferentes critérios.

No grupo 4 não foi diferente, durante o processo muitas questões foram levantadas.

O Nicolas e a Anna por exemplo quiseram saber quantos lápis possuíam apenas uma cor!

Já o Arthur e o Otávio quantos lápis possuíam borracha na ponta!

O Alfonso, a Ariany e o Mateus acharam bem interessante contar os lápis estampados! E assim por diferentes vezes e momentos o grupo criou diversas possibilidades através do mesmo material e a aula foi um sucesso!!!