fbpx
Pé de Feijão e o G2
23 de outubro de 2019

Esse mês iniciamos uma plantação de feijão e decidimos fazer uma experiência, primeiro perguntei para a turma se alguém já tinha plantado feijão?

Luiza, Manuela, Julia e Gustavo disseram que sim e explicaram.

  • Tem que colocar terra, feijão e água.
  • Eu plantei com algodão.
  • Depois tem que colocar no Sol para brotar e crescer, depois comer.

Conversamos sobre as diferentes maneiras de plantar o feijão. Com algodão e com terra e então surgiu uma pergunta: qual a melhor maneira de plantar feijão? Como ele pode crescer mais rápido? No algodão ou na terra? Com a semente por cima, por baixo ou no meio da terra? Por baixo ou em cima do algodão? Com muita ou pouca água?

Resolvemos testar cada uma dessas possibilidades, colocamos bastante água em um dos potinhos, algodão por cima do feijão em um e feijão por cima do algodão em outro, o feijão no meio da terra, no fundo e por cima, etc. colocamos etiquetas para identificar a maneira que fizemos cada plantação.

Todos os dias observávamos se o feijão havia  crescido ou não, se houve mudança e qual a necessidade de água (pouca ou muita) e colocávamos para tomar Sol.

Marcamos no calendário o dia em que iniciamos a plantação e vamos anotando cada processo de crescimento para encontrarmos as evidencias depois.

Será que o feijão cresce mais rápido no algodão ou na terra? Será que é melhor plantar com a semente por baixo ou por cima? Quanto de água precisamos colocar?

Esperamos responder essas perguntas em uma das próximas matérias do jornal da turma. Aguardem…

Enquanto isso, olhem só as fotos: