fbpx
O “soninho” na Educação Infantil
24 de junho de 2019

Entender como o desenvolvimento da criança acontece é essencial para promover as melhores condições para as mesmas, tanto na escola quanto em casa. E o sono é muito importante para isso.

Ao nascerem os bebês entram em contato com o mundo que o cerca. Tudo para eles é novo e a cada instante algo desconhecido lhe acontece.

O tempo todo a criança aprende algo que nunca vivenciou, recebe estímulos constantemente e, por isso, as sonecas são fundamentais para que todas essas experiências sejam transformadas em aprendizados.

O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica. Quando uma criança adormece, é porque está realmente precisando. O hormônio somatotrófico, também conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o dia todo, mais ou menos a cada duas horas. Porém, é durante o sono mais profundo que ele é liberado em uma quantidade tão grande que estimula o desenvolvimento das células e a deposição de cartilagem nas regiões de crescimento.

Tirar uma soneca na escola… 

  • Desenvolve a cognição e regula a emoção
  • Estimula o crescimento
  • Promove conforto e bem-estar