fbpx
Experiência em Sala
18 de setembro de 2019

Aprender a levantar hipóteses do que visualizamos e elaborar um significado para o acontecido fez parte da experiência que o grupo 4 realizou, demonstrando a sua percepção aos acontecidos e concluindo saberes científicos de forma simples e segura.

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil determinam que as práticas pedagógicas garantam “experiências que incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza”.

Pensando nisto, elaboramos uma experiência com a seguinte questão: Afunda ou Bóia?

Determinamos materiais que experimentaríamos juntos, levantando a hipótese do que acreditamos que aconteceria.

O Nicolas falou:

– Esse vai afundar, porque ta cheinho de ar!

E o Mateus completou:

-Tá pesado, por isso…

Continuamos a observar outros materiais até que… Colocamos um giz de lousa na água o João Gabriel disse:

– Acho que vai boiar!

Após vivenciarmos a experiência o Nicolas concluiu:

– Tá vendo, afundou porque encharcou todo o giz.

E o Guilherme explicou:

– É, estava leve ai, encheu de água e o peso afundou!