Livro: “Quem tem medo do escuro” e Atividades

Ouvir e contar histórias

Momento da leitura literária

“Quem tem medo do escuro?”

Sobre a autora: Fanny Joly adora rir. Foi rindo que ela escreveu seu primeiro texto, um monólogo cômico para a irmã mais velha, a atriz Sylvie Joly. Isso foi há quase trinta anos. Hoje, aos 47, um marido e três filhos, a escritora continua se divertindo com o trabalho. Apesar da Licenciatura em Letras, Fanny confessa que sua formação não foi na universidade. Seu aprendizado foi no trabalho.

Começou como redatora publicitária, uma profissão que, segundo ela, lhe ensinou a ser direta no texto, dado essencial na literatura infantil. Fanny também escreveu roteiros para o cinema e televisão, além de esquetes para o teatro. Mas o que mais lhe dá prazer são as histórias para crianças. Foram mais de 130 livros traduzidos em 14 línguas, entre eles a conhecida coleção Quem tem medo de. Nas paredes em volta de sua mesa de trabalho, vários desenhos de pequenos leitores.

Após ouvir a  história do livro, converse com a criança sobre a obra:

  1. Você tem medo de escuro?
  2. O que você faz no escuro que é legal?

Outras obras do autor:

O que fazer?

Linguagem: Parlendas

Objetivo:

Trabalhar a oralidade

Materiais:

  • Papel
  • Pote ( qualquer um)

A galinha do vizinho!

1° ação: Vamos brincar!

Primeiro recitamos depois e veremos o vídeo

2° ação: Fazer 10 bolinhas de papel para colocar no cesto!

Enquanto coloca a bolinha o cesto, recitar a parlenda

3° ação: desafio, gravar um vídeo e mandar para Prô! Pode ser com a família toda !

Boa sorte e divirtam-se!

Ampliando saberes

Seguem algumas sugestões de links para vocês:

Teatro de Sombras

Atividades extras

Para brincar juntinho!

Quem tem medo de escuro?

Quero ver!!!

  • Onde? No quarto.
  • Quanto tempo? 5 a 15 minutos.

A atividade:

Que tal brincar de projetar sombras na parede, utilizando as mãos ou diferentes materiais para criar silhuetas? Você pode desafiar a criança a fazer sombras grandes, pequenas, de formatos diferentes e pedir para que ela as descreva:

  • “O que é essa sombra?”
  • “É grande?”
  • “É pequena?”
  • “É um animal? Qual?”

O que a criança aprende?

A criança experimenta contrastes e cria referenciais espaciais a partir das distâncias e tamanhos das sombras em relação à luz e aos outros objetos. A criação das sombras e formas exercita a imaginação e a capacidade de abstração.

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