Livro: “Meu pum e a meleca do meu irmão” e Atividades

Ouvir e contar histórias

Momento da leitura para os pais

Todo mundo já está acostumado com o Pum. Ele faz barulho de vez em quando, mas sabe que precisa se comportar quando tem visita em casa. O problema é que agora tem a Meleca, que fica grudando em todo mundo. Vai ser difícil encontrar um jeito de controlar a bagunça com essa nova integrante da família…

O que será que essa dupla vai aprontar?

Ouça em: https://podcasts.apple.com/us/podcast/meu-pum-e-a-meleca-do-meu-irm%C3%A3o/id1468348955?i=1000472450833

O que fazer?

Experimento científico

Materiais

  • 50g de cola branca;
  • 37g de cola transparente;
  • 02 colheres (sopa) de amido de milho;
  • Corante;
  • Espuma de barbear;
  • 10 ml de água boricada;
  • 01 colher (chá) de bicabornato de sódio.

Passo a passo:

  1. Em um recipiente, junte os dois tipos de cola e misture com a ajuda de uma colher.
  2. Acrescente o amido de milho e o corante, para que a sua massinha adquira uma cor especial. Misture sem parar.
  3. Em seguida, coloque a espuma de barbear e mexa. Deixe descansar.
  4. Numa outra vasilha, dissolva o bicarbonato de sódio na água boricada.
  5. Acrescente o liquido a outra mistura.
  6. Mexa bem, até a massa ficar consistente e desgrudar do recipiente.

Objetivo: O desenvolvimento infantil, com o crescimento físico, a maturação neurológica a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e as esferas cognitiva, levantamento de hipótese, raciocínio lógico, procedimento de iniciação cientifica afetiva e social.

1° ação: organizar o plano os materiais e estipular a ordem de execução do trajeto verbalmente junto a criança.

Dizer quais são os ingredientes e qual a proposta para construção.

2° ação: permita que a criança execute sozinha, siga orientando verbalmente.

Faça algumas indagações durante o percurso:

  1. Nossa colocamos bastante cola, como está a textura?
  2. Está bem molenga não é, essa mistura está liquida ainda.
  3. Quando adicionar o bicarbonato questione se agora está sólida a mistura.
  4. Sempre traga termos como liquido e solido e em seguida mole ou duro para que as crianças façam a relação dos termos.

3° ação: divirtam-se.

Ampliando saberes

Você se divertiu?

Coloque seu slime em diferentes tubos e abuse nas formas que você pode dar a ele.

Atividades extras

Sugestão de site

Faça seu login

Esta área é restrita aos pais.

Faça o login com seu email, e utilize a senha enviada para você por email.

Caso não lembre a senha, clique aqui para refazer sua senha.