fbpx
Chupetas
21 de maio de 2019

Quem tem filho que usa fralda e chupeta sabe o quanto, geralmente é complicado fazer os pequenos desfraldarem e pararem de usar a famosa “pepeta”, que tanto acalma em momentos de choro. 

Quando os pequenos passam a frequentar a escola, a família se surpreende com a capacidade da criança em aprender rapidamente a falar melhor, conhecer mais brincadeiras, cantar e se comportar diferente. Porém, mesmo participando da convivência coletiva, algumas crianças relutam em abandonar a chupeta ou algum objeto de transição.

Os motivos para a resistência em deixar as chupetas, são muitos, como os de alguns pais acreditarem que seus filhos são ainda muito pequenos para terem tanta autonomia, ou, por outros não resistirem aos choros dos pequenos quando tentam convencê-los de abandonarem tais hábitos.

Devemos ajudar as famílias a pensar sobre a importância de a criança conquistar gradualmente sua autonomia e oferecer ferramentas para serem trabalhadas em conjunto com os pais. Um exemplo é combinar que o uso de chupeta ou paninho será apenas na hora de dormir.

A escola é uma aliada no momento de largar a chupeta. A nova rotina, novas descobertas, brincadeiras e amigos podem funcionar como um catalisador do processo. No G1 estamos em uma fase muito boa de autonomia, onde as crianças fazem a entrega da chupeta sem choro ou birra. Restringimos seu uso apenas para dormir.